top of page

É da natureza humana nos desenvolvermos no sentido da inteligência emocional...

Atualizado: 19 de nov. de 2023

Quando olhamos para trás no sentido da evolução como espécies, podemos concluir que nós viemos sobrevivendo ao longo dos séculos, em meio as diversas mudanças apoiados no coletivismo.

A inteligência emocional é uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, envolve organização e clareza mental, comunicação mais assertiva, espírito de liderança, criatividade na resolução de problemas, autoestima saudável, autoconhecimento, curiosidade, flexibilidade e adaptabilidade, automotivação, ética, atitude positiva, etc.

O autoconhecimento é um investimento fundamental principalmente para cargos de liderança. Esse tipo de comportamento ou inteligência é difundido através da convivência através do exemplo e pode ser treinado.

O comportamento humano não é imutável. As emoções nos movem para trabalhar com propósitos, intenção e resiliência, e pode ser uma poderosa ferramenta de evolução se bem administrada. Ao contrário de outros mamíferos, podemos racionalizar as emoções.

Umas das ferramentas de gestão das emoções são as técnicas respiratórias, mindfulness, meditação, reprogramação mental e as técnicas corporais de equilíbrio, força e flexibilidade do acervo do Yôga Antigo datada de mais de 5 mil anos. Porém para uma manutenção mais prolongada dos efeitos da prática, experimentar conceitos da vida moderna como boa alimentação, boa cultura, boas relações, bom ambiente, boa forma, bons ideais, ética e civilidade do DeRose Method, produzem os efeitos desejados para uma vida com mais qualidade e produtividade.

Talvez a ansiedade generalizada que assola o mundo esteja relacionada ao descompasso da forma anti-natural de viver no mundo. Excessos de informações e dispersões, falta de tempo e produtividade, excesso de consumismo, individualismo, sedentarismo, má alimentação, sono desregulado, estão entre alguns dos erros de comportamentos do mundo atual. Doenças como depressão, obesidade, Síndrome de Burnout estão cada vez mais comuns entre nossos conhecidos e precisamos combater essa situação.

Ao olhar para o passado, perceber o presente, podemos projetar o futuro. E essa mudança começa dentro de cada um nós...



ree

 
 
 

Comentários


bottom of page